sábado, 24 de agosto de 2013

Depois do cinema

Ainda não decidi se gostei do filme ou não. É um filme actual, bonito e bem feito, que dá gosto ver pela qualidade e que nos agarra por ser uma história verídica, tudo bem. O problema aqui é que eu já conhecia a história e até já a tinha visto toda num filme que explica muito melhor (e realisticamente) como tudo aconteceu de verdade. Este filme sobre o Steve Jobs não se preocupou tanto em pegar na história do homem, pelo menos não em cronologia. Pegou nuns quantos factos e espetou-os, para dar filme. Tornou-se confuso e, o pior de tudo, sem ser como as coisas aconteceram na realidade. Muitos factos trocados e muitos nomes mandados para o ar, para as pessoas adivinharem. Imagino quem não conhecia a história e o nome das pessoas e empresas informáticas que são ditos a toda a hora pelo filme sem a mínima explicação, como se todos percebessem o que se está ali a passar. Não sei se as outras pessoas perceberam algo do filme ou se, como nós, perceberam simplesmente que não está bem feito. Além disso, não há altos e baixos, não há emoção, não há um desenrolar do filme, não há conquista, não há a inspiração que esperava. É tudo muito linear, o filme é todo parecido, e o fim é igual às partes do meio. Enfim, não é dos que vai rodar cá em casa ;)

A ideia com que fico é que eles não se focaram em mostrar a história real para poderem fazer um filme bonito, mas também não conseguiram fazê-lo bonito na mesma. O meu conselho é que aguardem o filme sobre Steve Jobs que vai sair depois deste, que vem num formato bem diferente e esse sim, deve ser muito bom. Para quem quiser conhecer a história real do nascimento da Apple e do jovem que estava à frente na marca, a lutar com ela contra o Bill Gates, vejam o velhinho mas verdadeiro filme "Pirates of Silicon Valley".
Quanto a mim, que tinha terminado um livro sobre liderança na véspera do cinema, tenho agora uma nova companhia de cabeceira. Inspiring!




3 comentários:

Ju. disse...

Que pena, pensava que seria um bom filme!
Beijinho*

_+*Ælitis in Angola*+_ disse...

Que bela e profunda review! Diquei com vontade de ver o filme antigo!

Belicious disse...

Meninas, não deixem de ver o filme por minha causa! Não vou aconselhar as pessoas a ir ver mas vocês até podem gostar muito. Mas para quem gosta do tema e quer conhecer a história, é no filme antigo ;)