Foram entretanto divulgadas as sete maravilhas da gastronomia
portuguesa. Só ontem soube dos resultados e fiquei desapontada, é claro
que fiquei. Não é que não goste de todas, gosto muito, mas não posso
concordar que o melhor que um estrangeiro possa provar quando vem ao
nosso país seja um prato de caldo verde ou uma fatia de leitão da
Bairrada. A alheira pode saber muito bem, mas não é uma maravilha, muito
menos a maravilha das maravilhas. Não é disto que se fala quando se diz
que a comida portuguesa é das melhores do mundo.
Escolheram
alguns dos pratos mais típicos de Portugal, isso sim, mas nunca os
melhores. Esses ficaram bem longe da lista. Onde já se viu numa lista de
maravilhas gastronómicas portuguesas a ausência de um prato de bacalhau
(seja ele qual for) ou um prato alentejano? Não são esses que fazem as
delícias de quem vem de fora? E as nossas delícias também, pois claro.
Palmas para o Pastel de Belém, que, tal como tantos outros doces que
temos, merece estar numa lista de maravilhas que, de facto, surpreendem pelo sabor.
3 comentários:
Ainda não conheço a lista, mas pelo que dizes, concordo que não foi muito bem feita...
Das finalistas, algumas vencedoras surpreenderam-me, outras nem tanto.
Agora nas eliminatórias, realmente ficou muita coisa em falta...
Também concordo!
Enviar um comentário